O PROCESSO DE COMUNICAÇÃO

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O PROCESSO DE COMUNICAÇÃO

1. INTRODUÇÃO

A Comunicação é a habilidade que potencializa todas as outras habilidades e competências.

Quando você comunica bem, você tem o poder de transmitir a sua mensagem para o mundo ou para um grupo específico de pessoas.

Se você conhecer e dominar o processo de comunicação com maestria, você será capaz de adaptar sua mensagem ao receptor, tanto para uma única pessoa, como também para um grupo específico, ou, até mesmo para um grande grupo.

Não é por falar muito que você será ouvido, mas sim por falar diretamente ao coração de quem te ouve.

Diversos livros foram escritos sobre comunicação, inúmeros cursos existem e se dispõe a ensinar oratória ou técnicas de comunicação, talvez você já tenha feitos alguns ou muitos cursos, ou lidos diversos livros, e, arrisco dizer ainda, que talvez, você não se recorde do que aprendeu e isso pode ocorrer pelos mais variados motivos.

Eu acredito que um dos principais motivos pelo qual uma pessoa não se recorda de algo que estudou é o fato de que a mensagem não falou a sua linguagem pessoal.

O objetivo principal deste projeto é fornecer as principais e melhores ferramentas, técnicas e estratégias para que você possa construir seu repertório pessoal e poderoso de comunicação eficaz, ou seja, que você fale diretamente ao coração das pessoas que escutem a sua mensagem.

2. O QUE É COMUNICAÇÃO?

Comunicação é o processo de transmitir e receber informações, com o objetivo de compartilhar significados e estabelecer uma compreensão mútua.

Podemos decompor o conceito em três partes:

transmitir e receber informações;

compartilhar significados;

estabelecer compreensão mútua.

3. ELEMENTOS BÁSICOS DA COMUNICAÇÃO (EMISSOR, MENSAGEM, CANAL, RECEPTOR, FEEDBACK)

Vamos analisar os conceitos objetivos dos elementos fundamentais da comunicação:

3.1 Emissor

O emissor é a pessoa que envia a mensagem.

O emissor é responsável por selecionar e organizar as informações a serem transmitidas.

3. 2. Receptor

O receptor é o destinatário da mensagem.

É ele quem recebe e interpreta a mensagem. Essa interpretação ocorre com base em sua própria experiência, conhecimento e contexto, e é responsável por decodificar e compreender a mensagem.

3.3 Mensagem

É a informação, ideia ou conteúdo que o emissor envia ao receptor.

A mensagem pode ser composta por palavras, imagens, gestos ou qualquer outra forma de expressão, e deve ser elaborada de maneira clara e coerente para que o receptor possa compreendê-la adequadamente.

3.4 Canal

O canal refere-se ao meio ou forma de comunicação utilizada para transmitir a mensagem. Pode ser verbal, escrita, ou não verbal, como gestos, expressões faciais, linguagem corporal, entre outros.

3.5 Código

O Código relaciona-se com a interpretação, e consiste no conjunto de símbolos, regras e convenções utilizados para codificar e decodificar a mensagem. Podemos citar como exemplos os sinais com as mãos de jogadores de voleibol, Grupos táticos de Policiais e Militares, e também a criptografia.

3.6 Feedback ou Retorno

A resposta ou reação do receptor à mensagem, permite verificar se a mensagem foi compreendida corretamente. Permite ainda ao emissor ajustar sua comunicação, esclarecer dúvidas e melhorar a eficácia da mensagem.

3.7 Ruído

O ruído é qualquer interferência ou obstáculo que afete a transmissão ou a compreensão da mensagem. Pode ser físico (barulhos ambientais), psicológico (preocupações pessoais) ou semântico (má escolha de palavras).

Também pode estar relacionado a diferenças de linguagem, cultura ou conhecimento entre emissor e receptor.

O ruído pode prejudicar a comunicação efetiva e requer esforços para minimizá-lo ou superá-lo.

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